A Sony Ericsson já tinha anunciado os prejuízos deste trimestre . Agora, mais empresas vieram declarar os seus ganhos e perdas. Nintendo, Sony, Sharp e Fujitsu anunciaram quebras substanciais e a Toshiba parece ter terminado o trimestre ainda mais próximo.
A Nintendo, que aparentava uma solidez a toda a prova, também tremeu com o terramoto que assolou o Japão e apresentou prejuízos na ordem dos 227,5 milhões de euros. No mesmo período há um ano, a Nintendo tinha apresentado lucros de 381,7 milhões de euros.
A Sony sofreu, por outro lado, dois embates muito fortes. O terramoto afetou sobremaneira as vendas, mas o escândalo da falta de segurança da Playstation Network também ajudaram a somar prejuízos. A empresa apresentou também quebras nas vendas de televisores Bravia, computadores e câmaras de filmar. Tudo junto, originou um prejuízo de 139,8 milhões de euros. No mesmo período do ano passado, a empresa apresentava lucros de 231,8 milhões de euros.
A Fujitsu apresentou perdas de cerca de 184 milhões de euros, atribuídos em grande parte pela quebra de 6,7% nas vendas do Japão após o sismo. As vendas no resto do mundo também baixaram 5,3%.
A Sharp, apesar de tudo conseguiu manter as contas positivas com 31,5 milhões de euros de lucro. Mas este valor encontra-se 84.4% abaixo dos lucros do mesmo período do ano transato.
A Toshiba, por outro lado, motivada por um aumento das procuras nos seus sistemas de produção de energia e pelos eletrodomésticos, viu os lucros do trimestre apresentarem uma ligeira subida para os 4,2 milhões de euros.
Acha que estas empresas irão recuperar no próximo trimestre?