![users_0_12_s3-graphics-18fa.png](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/853086users_0_12_s3-graphics-18fa.png)
Os utilizadores de PCs com mais de 30 anos devem lembrar-se da S3, uma empresa que chegou a ter uma forte presença no mercado de chips gráficos para PCs. Sobretudo antes do aparecimento da aceleração 3D dedicada.
A empresa acabou nas mãos da Via, um fabricante de semicondutores de Taiwan que até compete no mercado dos processadores x86 com a Intel e a AMD, apesar de ter uma quota de marcado muito reduzida.
A S3 Graphics vai mudar novamente de mãos. Desta vez para a HTC, outra empresa de Taiwan, que tem conquistado uma fatia considerável do mercado dos smartphones.
De acordo com a PC World , o negócio vai transferir para a Via 235 patentes na área do processamento gráfico, o que vai armar a HTC na cada vez mais complexa dinâmica de processos e contra processos a que se tem assistido relativamente ao não respeito de propriedade intelectual entre os diferentes fabricantes de telemóveis e de componentes.
A mesma notícia recorda que, por exemplo, a Apple já perdeu dois processos por desrespeito de patentes da S3. Por outro lado, a HTC já foi processada pela Apple por infração de 20 patentes registadas pela empresa de Steve Jobs.
O negócio prevê que a Via ganhe o direito vitalício à tecnologia S3 Graphics, de modo a que a empresa possa continuar a evoluir os seus processadores sem correr o risco de ser processada pelo uso de tecnologia que já tinha sido sua.
Acha que a HTC pode vir a liderar o segmento dos smartphones?