O relatório trimestral divulgado hoje pela consultora IDC refere que os portáteis dominam largamente o mercado, representando 80% das vendas de computadores em Portugal.
A IDC acrescenta que a quebra das vendas refletiu-se de forma similar no segmento empresarial (menos 19,4% face ao primeiro trimestre de 2010) e doméstico (menos 22,2% que o primeiro trimestre de 2010).
Gabriel Coimbra, diretor de Consultoria e Investigação da IDC, relaciona a diminuição das vendas de computadores pessoais com a atual conjuntura económica, mas lembra que, entretanto, outras categorias de máquinas começaram a fazer concorrência aos desktops e portáteis: "Estimamos que este mercado está igualmente a sentir o impacto da crescente adoção das media tablets, á semelhança do que acontece na Europa".
Segundo as estimativas da IDC, a JP Sá Couto é a marca que mais cresce na venda de portáteis e desktops com pouco mais de 44 mil máquinas vendidas (mais 172% que no primeiro trimestre de 2010, e líder no segmento dos portáteis).
No extremo oposto está a Asus, que terá vendido no primeiro trimestre de 2011 menos 62,3% de máquinas que no primeiro trimestre de 2010.
A HP continua liderar o ranking com mais de 46 mil computadores vendidos, e uma quebra de 21,3% face ao primeiro trimestre de 2010.