A popularidade do Android ajudou os fabricantes asiáticos a subir rapidamente nos rankings de telemóveis, e a HTC ultrapassou a Nokia em capitalização de mercado pela primeira vez.
As ações da HTC valiam 33,4 mil milhões de dólares quando o mercado fechou ontem. A Nokia fechou com um valor bolsita de 33 mil milhões de dólares.
A Nokia continua a liderar em termos de volume, e vendeu 19 terminais para cada telemóvel que a HTC vendeu no ano passado. Mas o preço médio de venda foi de apenas 85 dólares, contrastando com os 360 dólares da HTC, de acordo com a consultora, Strategy Analytics.
O crescimento acelerado no extremo mais elevado do mercado, ajudado em parte pelos novos modelos da HTC, vai aumentar as vendas mundiais de telemóveis com câmaras em 21 por cento em 2011, para 1,1 mil milhões de terminais, a primeira vez que a barreira do mil milhão é ultrapassada.
Segundo a Gartner, o mercado de smartphones vai crescer 58% este ano e 35% no seguinte.
O Android vai ser o sistema em maior crescimento e vai conseguir 39% do mercado. O Symbian vai perder metade da quota, ficando nos 19 por cento.
A plataforma iOS, da Apple vai conseguir ter, ligeiramente, mais mercado que a Symbian este ano, enquanto a Research In Motion, fabricante dos BlackBerry, ficará com 13 por cento do mercado; a Microsoft consegue seis por cento, com o Windows Phone.
O que acha? A Nokia ainda tem hipótese de voltar a liderar o mercado? O que acha da parceria com a Microsoft para o Windows Phone?