No início de 2010, o governo anunciou um valor recorde nas exportações de tecnologias.
Só que os valores que reportavam ao ano de 2009 não se repetiram em 2010. O que juntamente com a crise política e económica reinante talvez ajude a justificar o facto de o Governo não ter feito qualquer menção sobre o assunto no início de 2011 (os dados relativos a 2010 foram publicados em Fevereiro).
De acordo com os dados trabalhados pelo Banco de Portugal e agora publicados na base de dados Pordata , a economia portuguesa exportou 1,141mil milhões de euros em tecnologias durante o ano passado. O número é o terceiro mais elevado desde 1996, mas não chega para "cobrir" as importações de 1,167 mil milhões de euros registadas em 2010.
Em 2009, quando Portugal alcançou pela primeira vez a balança de pagamentos tecnológica positiva, as importações de tecnologias chegaram a um total de 1,175 mil milhões de euros – o valor mais alto desde 1996, mas que, curiosamente, acabou por ser superado pelo valor recordista de exportações, que chegou a 1,272 mil milhões de euros.
A título de curiosidade, resta referir que, segundo a informação fornecida pela Pordata, o conceito de balança de pagamentos tecnológica não inclui "software e hardware (produtos padronizados cuja venda/aquisição, pela sua natureza é considerada venda/compra de mercadorias)".
O Banco de Portugal, que serve de fonte para os dados apresentados pela Pordata, refere que o cálculo da balança de pagamentos tecnológica exclui a venda de "software e hardware (produtos costumizados cuja venda/aquisição, pela sua natureza é considerada venda/compra de mercadorias)".
Independentemente de as versões do Banco de Portugal e da Pordata serem contraditórias ("padronizados" ou "costumizados"?), há uma última questão que importa colocar: será que faz sentido a balança de pagamentos tecnológica não integrar as compras e vendas de computadores, servidores, routers, telemóveis, equipamentos industriais e médicos ou máquinas ATM, assim como todos os milhares de aplicações que correm nas mais variadas máquinas?
Subscreva a newsletter da Exame Informática e receba todas as notícias sobre tecnologia por e-mail