Segundo o comunicado, a colaboração entre a PT e a Microsoft vai permitir às pequenas e médias empresas portuguesas beneficiarem das vantagens da tecnologia baseada em cloud computing.
O serviço, que vai estar disponível no início de 2011, terá um custo variável de acordo com os serviços escolhidos pela empresa e com o respetivo número de utilizadores.
De acordo com o comunicado, a ausência de investimento inicial e de manutenção nas tecnologias de informação, a disponibilidade imediata do serviço, a previsibilidade orçamental, as soluções tecnológicas escaláveis constituem vantagens inerentes aos serviços baseados na cloud.
A flexibilidade, que permite a adaptação dos serviços às necessidades das empresas, e a ubiquidade, que permite o acesso aos serviços a qualquer hora e em qualquer lugar são, também, característicos deste tipo de comercialização de serviços.
A colaboração entre a PT e a Microsoft será baseada nos serviços de Produtividade Online da Microsoft, que inclui o Office 365, e vai permitir, por exemplo, o acesso a correio eletrónico, aos contactos, ao calendário e ao site SharePoint a partir de equipamentos móveis. Os serviços vão permitir, igualmente, conduzir reuniões on-line e criar sites tanto privados como públicos.
***Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico***
Subscreva a newsletter da Exame Informática e receba todas as notícias sobre tecnologia por e-mail