
A disputa pela marca iPad já extravasou as fronteiras da China
Durante o verão foram vendidos 4,4 milhões de equipamentos deste género. A Apple ficou com a quase totalidade desse mercado. O Android tem 2,3%. Windows e restantes plataformas ficam com o que resta.
Este domínio deve-se, segundo o estudo da já referida consultora, à junção de aspetos técnicos (características do equipamento) e de marketing. Este domínio tão embrionário por parte da Apple está criar uma barreira aos restantes fabricantes que não tem sido fácil de ultrapassar, explica a Strategy Analytics no comunicado de imprensa que enuncia o estudo.
Mas a mesma fonte considera que o Galaxy Tab, da Samsung, e outros tabs com Android podem contribuir para aumentar a cota deste sistema, mas sem ter grande efeito nos números finais.
O mesmo é previsto para outros equipamentos e plataformas que vão chegar ao mercado (por exemplo, o PlayBook, da Blackberry ou o Palm Pad, da HP) que só devem começar a fazer notar-se em termos de cota de mercado algures em 2011. O que vai dar mais tempo à Apple para continuar a dominar o segmento.
***Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico***
Subscreva a newsletter da Exame Informática e receba todas as notícias sobre tecnologia por e-mail