
A TMN reclama o pioneirismo das comunicações com o protocolo LTE ( Long Term Evolution) em Portugal, depois de demonstrar hoje um serviço que permite descarregar, em simultâneo, quatro vídeos (podiam ser mais…) de Alta Definição para um computador pessoal.
A demonstração para jornalistas deu ainda a conhecer a compatibilidade com as actuais redes móveis, através de uma chamada telefónica de um terminal experimental que opera em LTE para um telemóvel compatível com GSM e 3G.
Quando estrear, a LTE deverá permitir velocidades de download de 100 Mbps ( upload a 50 Mbps).
Segundo os responsáveis da TMN, a largura de banda permitida pela LTE deverá passar, numa segunda fase, para os 300 Mbps e, a um prazo mais longo, para 1 Gbps (com a LTE Advanced).
Com uma latência média de 20 milissegundos, as redes LTE prometem tornar-se uma alternativa a ter em conta para o segmento dos videojogos.
Os responsáveis da TMN não forneceram detalhes sobre os futuros tarifários dos primeiros serviços da LTE, mas admitiram que as primeiras placas de acesso para computadores cheguem ao mercado com preços similares aos praticados no 3G.
No vídeo inserido nesta página, pode saber mais detalhes sobre os planos da TMN para as redes LTE.
Subscreva a newsletter da Exame Informática e receba todas as notícias sobre tecnologia por e-mail