Omar Ramos Lopez foi preso pela polícia de Austin, Texas (EUA), depois de ter sido acusado de ter afectado a vida de mais de 100 condutores, que viram os seus carros imobilizados ou com a buzina a apitar descontroladamente.
Tudo indica que Oscar Ramos Lopez terá agido de modo a vingar-se da empresa onde trabalhava, que o tinha despedido recentemente. O acusado de hacking terá recorrido a um sistema de acesso remoto, que permite imobilizar ou activar a buzina dos automóveis. De acordo com a Wired, o acusado é suspeito de ter utilizado o sistema Webtech Plus, desenvolvido para os stands de automóveis poderem castigar clientes com pagamentos em atraso. As autoridades acreditam que Omar Ramos Lopez actuou a partir do seu computador pessoal.
Inicialmente, as autoridades julgaram que as falhas apontadas pelos condutores se deviam a problemas técnicos nas viaturas, mas a indicação de alguns condutores de que as buzinas começavam a apitar durante a noite fez com que se concluísse que o problema estava relacionado com sistema Webtech Plus.
Depois do incidente, o stand de automóveis alterou todas as palavras-chave de acesso de modo a evitar que outros empregados pudessem repetir a "proeza" de Lopez.
Pensa que este acto é um aviso do que poderá acontecer no futuro com a cada vez maior implementação de tecnologias nos automóveis? Acha que surgir hackers para automóveis e outros sistemas?
Subscreva a newsletter da Exame Informática e receba todas as notícias sobre tecnologia por e-mail.