No mercado das consolas de jogos, é relativamente normal que os fabricantes subsidiem inicialmente as máquinas, situação em que o preço de venda é inferior ao preço de fabrico. No entanto, com o desenvolvimento do negócio, o custo de fabrico tende a diminuir significativamente graças ao aumento da produção e à diminuição natural do custo da tecnologia, o que leva a que os fabricantes acabem por ganhar algum dinheiro na venda das máquinas. Quando a PS3 foi lançada, a Sony perdia algumas centenas de dólares por cada máquina vendida, um valor bem acima do que normalmente era suportado pelos fabricantes de consolas. A situação torna-se mais grave ainda para a Sony porque, apesar de já terem passado mais de dois anos desde o lançamento da consola, o preço de fabrico continua a ser maior do que o preço de venda. A informação foi confirmada pelo director financeiro da empresa, Nobuyuki Oneda, ao site de informação
www.andriasang.com. Apesar de, no mercado das consolas de jogos, as principais receitas provirem dos direitos relacionados com a venda de jogos, este défice entre o custo de produção e de venda limita a capacidade de a Sony baixar o preço da PS3 de modo a torná-la mais competitiva no mercado.