Displax Moovit e Displax Path Finder são as duas novidades que a portuguesa Edigma vai dar a conhecer nas feiras Digital Signage Expo, de Las Vegas, e CeBit, Hanover.
Encontrámos Miguel Oliveira, administrador da Edigma, pouco antes de embarcar rumo aos EUA, onde vai participar Digital Signage Expo, em Las Vegas, entre 24 e 26 de Fevereiro. Na carteira, o responsável da empresa nortenha leva dois trunfos tecnológicos: a última geração de chãos interactivos, que integra várias novidades ao nível da produção de efeitos e criação de serviços e que dá pelo nome Moovit; e Displax Path Finder, um dispositivo que combina design e ambientes virtuais, que fornece informação sobre um determinado espaço, seja ele um hospital, locais de entretenimento ou um centro comercial (esta tecnologia já está em uso no Mar Shopping, Matosinhos). «Ainda não conseguimos identificar um concorrente a nível mundial que consiga ter uma oferta completa que agrega conteúdos, interfaces, directórios ou design. Desde o ano 2000, que temos explorado o filão do touch marketing. Nessa altura, dominava o paradigma analógico nas montras de lojas ou espaços públicos onde se pretende divulgar ou trocar informação. Hoje, já estamos a passar para um paradigma digital», refere Miguel Oliveira. A Edigma tem como ponto forte a criação de superfícies tácteis que permitem conhecer produtos, serviços ou apenas obter mais informação sobre várias temáticas. Além de dispositivos com fins publicitários, a empresa de Braga também pode produzir dispositivos para a área da saúde, serviços públicos, entretenimento, entre outras áreas. Nos próximos tempos, a empresa liderada por Miguel Oliveira quer explorar os vários sectores através da criação de unidades especializadas, como a Edigma Health Care. O reforço da presença no mercado espanhol e a constituição de sucursais ou o desenvolvimento de parceria para outros países estão actualmente em análise. «Na área do touch marketing, há muito caminho para desbravar. Temos já várias inovações desenvolvidas, mas vamos esperar que o mercado consiga digerir o que já estamos a disponibilizar neste momento, antes de proceder a novos lançamentos». Depois de Las Vegas, a equipa da Edigma vai viajar para Hanover, para marcar presença na mítica feira CeBit, entre 3 e 8 de Março. Hugo Séneca