A Sony Interactive Entertainment (SIE) aumentou o preço de venda ao público (PVP) recomendado para ambos os modelos da PlayStation 5: a PS5 Digital Edition, a que não leitor de discos, custa agora 449,99 euros e a PlayStation 5 custa agora 549,99 euros. Isto representa uma subida de 50 euros em cada modelo face aos preços que até aqui eram praticados.
Numa publicação no blogue oficial, assinada por Jim Ryan, diretor executivo da SIE, é dito que “salvo indicação em contrário”, o aumento de preços é válido para a Europa, Reino Unido, Japão, China, Austrália, México e Canadá (cada um nas respetivas divisas).
A Exame Informática contactou a SIE Portugal que confirma que o aumento de preço também será aplicado ao mercado português.
Sobre o porquê de aumentar o preço das PlayStation 5 cerca de um ano e meio após a chegada ao mercado – quando a tendência habitual é a de baixar o preço quanto mais tempo o produto estiver à venda –, Jim Ryan diz que as taxas de inflação altas a nível global, assim como as “tendências cambiais adversas” obrigaram à “decisão difícil” de aumentar o preço das PlayStation 5.
“Apesar de o aumento no preço ser uma necessidade dado o atual ambiente económico global e o respetivo impacto no negócio da SIE, a nossa principal prioridade continua a ser melhorar a situação da distribuição da PlayStation 5 para que o máximo de jogadores possível possam experienciar tudo o que a PlayStation 5 oferece e ainda o que está para vir”, sublinha o CEO no comunicado.
De recordar que a Sony não é a primeira empresa a aumentar recentemente o preço de um produto apesar de o mesmo já estar à venda há largos meses – também a Meta, empresa dona do Facebook, aumentou o preço dos óculos de realidade virtual Meta Quest 2 de 399,99 dólares para 499,99 dólares.
Atualização: Notícia atualizada com a confirmação da SIE Portugal de que o novo preço das PlayStation 5 também será aplicado ao mercado português