Numa altura em que PlayStation e Xbox falam sobre teraflops de desempenho e carregamentos mais rápidos de jogos por SSD das suas próximas consolas, a Nintendo anuncia o lançamento, a 16 de outubro, de Mario Kart Live: Home Circuit. Este é um jogo de Realidade Aumentada (RA) que pode ser descarregado gratuitamente para a Switch e Switch Lite, embora seja necessário adquirir comprar o kart.
Este kart é uma espécie de carro telecomandado equipado com uma câmara, o que permite jogar num ambiente de Realidade Aumentada. Ou seja, o utilizador emparelha o kart com a consola, define a pista com a colocação de quatro pórticos e usa a Switch para controlar o carro e ver no ecrã os efeitos de RA.
A Exame Informática assistiu a uma demonstração online da Nintendo e ficou a saber mais alguns detalhes sobre Mario Kart Live: Home Circuit. Um deles é que haverá três velocidades à disposição: 50cc, 100cc e 150cc. As duas primeiras estão disponíveis nas configurações e a última tem de ser desbloqueada.
As pistas só poderão usar os quatro pórticos fornecidos (nem mais, nem menos) e o jogo permite que se falhe um deles durante a corrida como medida preventiva para o caso de, por exemplo, ter caído. É igualmente possível adicionar ao trajeto pequenos objetos de peso diminuto que se tenha em casa para dar uma nova dinâmica à pista. Saliente-se que os responsáveis da Nintendo recomendam como espaço mínimo para a pista uma área de 3×3,5 m.
Há quatro modos de corrida à disposição: Grand Prix, um single player com taças predefinidas; corrida personalizada; contrarrelógio; e multijogador local. Esta última opção permite que joguem até quatro pessoas ao mesmo tempo, sendo que cada uma delas tem de ter uma Switch e um kart, cabendo a uma delas o papel de anfitrião. No modo contrarrelógio, joga um de cada vez, com um efeito de Realidade Aumentada a servir como ‘fantasma’ do tempo mais rápido. Quando se joga sozinho, os adversários são apresentados em RA no ecrã da consola.
Os trajetos podem ser personalizados com a colocação de moedas, boosts, obstáculos, etc. e o ambiente também pode ter chuva ou neve, por exemplo. Os efeitos de RA impactam a condução do kart físico – exemplos: a utilização de um cogumelo oferece um pequeno incremento de velocidade; ou o kart parará se a carapaça vermelha de outro piloto acertar a viatura. Os avatares podem igualmente ser personalizados a nível de roupa, carro e buzina.
Mario Kart Live: Home Circuit estará disponível em versões com karts de Mario ou Luigi. A Nintendo tem a política de não divulgar preços e remeter essa questão para os revendedores. Consultámos os sites de quatro dos maiores revendedores nacionais e podemos dar como referência o valor de €110 para cada kart (que inclui também quatro pórticos, duas baías direcionais e um cabo de carregamento por USB), embora haja valores mais acima e outros mais abaixo.