Amazon, Google, Sony e Microsoft anunciaram várias medidas para ajudar a combater o aquecimento global. No caso da empresa de Redmond, há um projeto piloto para construir as primeiras consolas neutras em carbono, que vai abranger 825 mil consolas numa fase inicial. Esta abordagem é o primeiro passo aplicado a produtos e serviços, sendo que as operações de negócio da empresa já são neutras em carbono desde 2012, explica Lucas Joppa, responsável ambiental da Microsoft, ao Engadget.
Numa medida paralela, Joppa refere que a Microsoft quer reduzir em 30% as emissões de carbono na cadeia de fornecimento até 2030. A empresa de Redmond continua a expandir o programa AI for Earth, cujas primeiras API e código já foram lançados e que conta com mais de 430 utilizadores em 71 países.
Estas medidas são anunciadas uma semana depois de uma carta aberta assinada pelos funcionários que pedem mais ações da empresa na área do ambiente, como o cancelamento de contratos com empresas ligadas a combustíveis fósseis, cessação de apoio a políticos que negam as alterações climáticas e um compromisso para atingir zero emissões de carbono em 2030.
As Nações Unidas também anunciaram recentemente que 21 empresas ligadas aos videojogos, incluindo a Microsoft, assinaram compromissos ambientais de reduzir as emissões de CO2 em trinta toneladas até 2030, plantar milhões de árvores e melhorar os esforços de gestão de energia e de reciclagem de embalagens e aparelhos. Google Stadia, Rovio, Supercell, Twitch ou Ubisoft são alguns dos nomes presentes neste acordo.