Fake news, clickbait e notícias enviesadas são um flagelo cada vez mais comuns hoje em dia na Internet. Para ajudar os utilizadores a identificar este tipo de conteúdos e a não se deixarem influenciar surge um novo jogo, ainda em angariação de fundos no Kickstarter. Jay McGregor, com o Misinformer, pretende que os jogadores comecem enquanto moderadores de um inócuo fórum de jardinagem e que depois evoluem para deslindar uma conspiração. O ponto de partida é uma avalanche de spam político cuja origem tem de ser descoberta.
O Engadget explica que se trata de um jogo baseado em texto, com uma interface de smartphone e que requer que o jogador descubra o que é verdade e o que não é, no meio de várias notícias falsas e campanhas de desinformação. Ao jogar, o utilizador vai adquirindo técnicas para identificar, no mundo real, as notícias que sejam verdadeiras.
A ideia partiu de Jay McGregor que mantem o site de jornalismo de investigação Point. No futuro, McGregor pretende incluir versões ficcionadas das histórias de investigação que aparecem no canal de YouTube do Point.
O jogo deve estar preparado em dezembro e o criador pede cerca de 20,5 mil euros (18,5 mil libras) para o tornar real.