
A SteamOS vai servir para fazer streaming de jogos dos Mac e PC e para reproduzir conteúdos multimédia na televisão. A novidade da Valve vai combinar a arquitetura do Linux com uma experiência de jogar criada para o grande ecrã, segundo o site que já foi preparado para o efeito.
«Basta ligar o computador que já tem e correr o Steam como sempre fez – assim, a máquina com SteamOS vai permitir fazer o stream pela sua rede doméstica diretamente na TV», cita o Engadget.
O SteamOS vai oferecer possibilidades de fazer streaming de jogos através de Wi-Fi para a TV, mas não se sabe ainda como é que a ligação será feita. A Valve já deve ter parcerias com produtores de conteúdos como a Netflix e a Hulu para oferecer serviços de media. Por fim, a Valve preparou um sistema de partilha entre família, ou seja, vai ser possível gravar os percursos individuais de cada membro da família e restringir o acesso a conteúdos sensíveis.
Há rumores de que a Crytek seja das primeiras editoras com títulos disponíveis otimizados para este sistema e que tirem partido das reduções de latência do streaming.
Ainda não se sabe quando é que o sistema vai estar disponível, havendo apenas a indicação de que será «em breve» e há um relógio em contagem decrescente até à próxima quarta-feira.