Lucy Bradshaw, responsável da Maxis, publicou no Facebook e no Twitter vários esclarecimentos sobre toda a situação que está a impossibilitar muitos jogadores de se ligarem aos servidores e desfrutarem do novo SimCity. Bradshaw explicou que as empresas já adicionaram 12 novos servidores e que os servidores individuais estão a ser desligados à vez para receberem atualizações e patches que lhes permitam melhorar o desempenho.
Numa sessão de perguntas e respostas no Twitter, Bradshaw adiantou que a Maxis e a EA estão a ponderar retirar a limitação de só se poder jogar online o novo título, como uma forma de voltar a ganhar a confiança da comunidade. No entanto, esta poderá ser uma opção impossível de se pôr em prática, porque todo o jogo foi desenhado para ser multiplayer, explicou também a responsável, citada pelo ArsTechica.
De acordo com a diretora geral da Maxis, houve um aumento significativo no número de pré-reservas do jogo na semana que antecedeu o lançamento de SimCity. Desta forma, havia muito mais jogadores a tentarem ligar-se do que aqueles que a editora estava à espera. Os servidores dedicados ao jogo não foram testados com esta capacidade e não conseguiram dar resposta, ficando offline e interrompendo os jogos a meio. Estes problemas de ligação provocaram a ira em muitos jogadores que inundaram fóruns e blogues com as suas críticas.
Apesar de a EA manter a posição de não devolver o dinheiro aos compradores, a empresa anunciou que irá oferecer a possibilidade de se descarregar um jogo gratuitamente e que está a estudar outras formas de compensação.