O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) disponibilizou esta semana mais um instrumento de apoio, em forma de vídeo, às organizações no desenvolvimento de competências mínimas em cibersegurança, depois de já ter disponibilizado referenciais e outras ferramentas de capacitação.
O conjunto de 23 vídeos está disponível no canal de Youtube do CNCS e apresenta várias recomendações para que as organizações elevem o nível de cibersegurança através das suas capacidades técnicas, humanas e processuais. Os vídeos abordam diferentes temas, desde a análise de risco, proteção contra incidentes de cibersegurança, medidas de defesa, comunicação de incidentes, entre outros.
Este conjunto de materiais é um complemento do Roteiro para as Capacidades Mínimas de Cibersegurança, com enfoque especial em Pequenas e Médias Empresas (PME), que apresenta um conjunto de ações que se dividem em cinco fases – identificação, proteção, deteção, resposta e recuperação – a implementar em cada organização através de meios próprios internos, de subcontratação ou de externalização de soluções. É também associado ao Quadro Nacional de Referência para a Cibersegurança (QNRCS), no qual as fases do Roteiro se enquadram, que permite às organizações reduzirem o risco associado às ciberameaças, disponibilizando as bases para que qualquer entidade possa cumprir os requisitos mínimos de segurança das redes e sistemas de informação.
Os vídeos agora disponibilizados pelo CNCS podem ser acedidos aqui.