Numa estratégia que visa dar aos utilizadores mais opções de privacidade, o Twitter está a planear incluir a opção de arquivar tweets antigos, noticia a Bloomberg . Apesar do recurso ainda estar numa fase inicial de conceito, a rede social pretende que os tweets em questão não sejam visíveis para outros utilizadores durante um determinado período de tempo (seja, 30, 60, 90 dias ou um ano inteiro). Para além desta funcionalidade, será ncluída ainda a opção de limitar os utilizadores que podem ver os tweets de que gostou, permitir que as pessoas se retirem de uma conversa no Twitter e ainda que os utilizadores removam seguidores sem ser necessário que os bloqueiem.
Esta iniciativa vem no seguimento de uma pesquisa interna, em que a empresa concluiu que muitos utilizadores não entendem se as suas contas estão definidas como públicas ou privadas. Este recurso, alicerçado a um conjunto de mudanças, que a Bloomberg descreve como sendo de “privacidade social”, segue esse sentido. Apesar de ainda não haver uma previsão de data exata para o lançamento deste recurso, prevê-se que o Twitter comece a implementar estas funcionalidades até ao final deste ano.
O Twitter confirmou a notícia em um comunicado ao The Verge. “No Twitter a privacidade é mais do que o que fazemos com dados pessoais dos utilizadores, é também sobre como ajudamos os utilizadores a sentirem-se seguros e em controlo do que aparece no Twitter”, disse um porta-voz. “Entendemos que não existe uma abordagem de privacidade que sirva para todos, por isso estamos animados para lançar mais recursos e ferramentas para capacitar as pessoas no Twitter a personalizar sua experiência. O nosso foco na privacidade social é inspirado pelo feedback que recebemos por meio de um estudo de pesquisa global que realizamos para compreender melhor as perceções e necessidades das pessoas em relação à privacidade. Começaremos a testar alguns desses recursos já na próxima semana. ”, acrescentou.
Para além desta funcionalidade, o Twitter tem apostado recentemente em diversas atualizações. No ano passado, a empresa testou recursos de monetização e “Super Follows”, baseado em subscrições pagas, ambas implementadas recentemente.