A Google anuncia que o catálogo Arts & Culture acaba de ser enriquecido com visitas virtuais a muitos dos locais considerados Património Mundial da UNESCO. O objetivo é permitir visitas a partir de qualquer ponto do globo, à distância, e pode ser uma boa forma de continuar a conhecer sítios novos em contexto de pandemia e restrições de deslocações.
O hub chama-se Explore UNESCO World Heritage e é lançado na semana em que se celebra o Dia Mundial do Património, que decorreu a 18 de abril.
O Engadget lembra que os recursos disponibilizados aqui pela Google podem ser usados por professores para ensinar alunos ou por qualquer pessoa que queira aprender mais sobre determinado monumento ou paisagem. Além das Coleções incluídas nesta categoria, a Google disponibiliza muitas outras categorias que podem ser exploradas no ecrã do computador ou do telemóvel.
Da coleção agora disponibilizada, fazem parte vários monumentos e locais em Portugal que são Património Mundial da UNESCO: Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro dos Jerónimos, Mosteiro da Batalha, Convento de Cristo, Arte Pré-Histórica do Vale do Côa, Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico e ainda a Torre de Belém
Está ainda disponível um acervo de grandes museus do mundo, histórias e galerias em modo de Realidade Aumentada.