Uma solução de reconhecimento de voz pode vir a incorporar o Spotify para produzir recomendações personalizadas para o utilizador, de acordo com o seu estado emocional e o ambiente envolvente. Em vez de assentar simplesmente nos gostos passados ou na resposta a longos inquéritos, a Spotify pretende que o utilizador explique como se está a sentir e onde está e, com base nessa informação, são apresentadas as sugestões do que ouvir.
No que toca ao reconhecimento de voz, o objetivo é detetar indícios contextuais, como a entoação, o nível de stress ou o ritmo para inferir se o utilizador está contente, triste, zangado ou neutral. Os resultados dessa análise cruzam depois com as músicas tocadas anteriormente e até nos gostos dos amigos do utilizador para produzir recomendações mais personalizadas, explica a BBC.
Esta tecnologia foi apresentada para registo de patente em 2018, mas só agora o documento foi aprovado pelas entidades responsáveis. Já em setembro, a Spotify registou uma patente de um produto semelhante ao karaoke, onde o utilizador pode misturar a sua própria voz com uma faixa musical e um motor de pesquisa de media com base na cadência, ou seja, que ajusta o tempo da música com a velocidade a que se está a correr.
A Spotify conseguiu a aprovação para usar este tipo de informação para promover conteúdos, incluindo músicas, podcasts ou anúncios, que se adequam ao tipo de personalidade de cada utilizador. “Reconhecemos que a história digital de cada um é extraordinariamente pessoal e sensível (…) como tal, deve ser tratada com consideração para evitar más utilizações”, admite a Spotify em comunicado.
Ainda não se sabe se e quando é que os 320 milhões de utilizadores da plataforma vão ter acesso a este tipo de produtos.