O YouTube também vai baixar a qualidade pré-definida na reprodução de vídeos: em vez de ajustar a resolução para a qualidade da ligação à internet em cada dispositivo, como acontecia até aqui, todos os vídeos passam a ser reproduzidos automaticamente em qualidade standard (480p SD).
Os utilizadores terão, ainda assim, a hipótese de posteriormente mudar a resolução dos vídeos para definições mais elevadas: à hora de publicação deste artigo era ainda possível escolher as opções 1080 p (Full HD), 1440 p (2K) e 2160p (4K).
A decisão do YouTube acontece pouco tempo depois de um apelo feito pela Comissão Europeia, através de comissário do Mercado Interno, Thierry Breton, às tecnológicas para que ajudem a aliviar a pressão sobre as redes de internet numa altura em que milhões de europeus estão em casa em regime de teletrabalho. “Saúdo a iniciativa que a Google adotou para preservar o funcionamento da internet durante a crise da Covid-19″, disse, no Twitter, o comissário a propósito da decisão da tecnológica norte-americana.
Também a Netflix já anunciou a redução da qualidade das transmissões para ‘poupar’ na largura de banda das redes de internet dos utilizadores.
Em Portugal, os operadores de telecomunicações garantem estar preparados para o aumento do consumo de internet. Para o caso de estar a ter problemas no Wi-Fi em casa, pode ver o nosso guia para tornar a internet mais rápida.