A associação responsável pelos domínios de topo portugueses (.PT), a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a Iniciativa Nacional Competência Digitais (InCoDe 2030) e o Movimento pela Utilização Digital Ativa (MUDA) juntaram-se para criar um programa de inclusão digital que vai percorrer Portugal.
Batizado de #EuSouDigital, a iniciativa tem como objetivo dar formações para a utilização básica da internet. Numa primeira fase, o projeto vai percorrer 11 localidades que fazem parte do roteira da 81ª edição da prova de ciclismo Volta a Portugal. Depois da prova, a iniciativa vai chegar a mais dez localidades. Mais informações sobre os locais vão estar disponíveis no site oficial da iniciativa – e que à hora de publicação do artigo não estava disponível.
De acordo com a formação partilhada, está ainda prevista a criação de uma rede nacional de centros para a inclusão digital através de parcerias locais com escolas, juntas de freguesia e instituições públicas de solidariedade social.
«Com este programa pretendemos chegar onde, habitualmente, a formação para a internet não chega. Abrangemos litoral e interior, mais novos e mais velhos, numa ação que visa mostrar como as ferramentas digitais contribuem para a inclusão social», sublinha em comunicado Luisa Gueifão, presidente do conselho diretivo da associação .PT.