A Vodafone tornou-se esta terça-feira o primeiro operador em Portugal que permite aos utilizadores acederem a um conjunto de serviços públicos através do ecrã do televisor. A nova ferramenta surge como resposta ao desafio lançado pela Agência de Modernidade Administrativa (AMA), ao abrigo do Simplex, um programa nacional de modernização do Estado, e permite aos utilizadores acederem aos serviços de várias entidades públicas de forma cómoda.
A app para a televisão pode ser instalada numa box da Vodafone, chama-se “Serviços Públicos” e pode ser usada após o utilizador (se ainda não tiver) pedir acesso à Chave Móvel Digital, um processo de segurança que se dá por concluído com o envio de uma carta para a morada do utilizador com a confirmação do pedido.
Podem ser pedidas senhas para o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e para a Segurança Social. Assim que é feito o pedido, o utilizador recebe um SMS a confirmar o pedido solicitado e o número de senha.
A operadora vai disponibilizar ainda, durante os próximos meses, dois serviços complementares criados para facilitar o processo de renovação do Cartão de Cidadão, alteração de morada de residência, marcação de consultas médicas e consulta de prescrições médicas.