A CIA (Central Intelligence Agency) abriu ao público uma conta de Instagram na passada quinta-feira. Como primeira publicação, a agência de segurança norte-americana escolheu uma imagem de uma secretária de um espião com um documento que se assemelha a um ficheiro secreto e um monte de parafernália de espionagem. Conveniente que a descrição é: «I spy with my little eye…».
Ao observar a imagem podem-se encontrar alguns “easter eggs” escondidos, como por exemplo: um crachá da atual diretora da CIA, Gina Haspel, em 1985, uma peruca na cadeira e um bloco de notas com o lema da agência escrito em árabe, «Share what we can, protect what we must».
«Juntar-nos ao Instagram é uma forma que a CIA arranjou para partilhar momentos importantes da agência, bem como um modo para captar novos talentos», disse Sara Lichterman, representante da CIA, à Cnet. «Através desta conta daremos aos utilizadores um vislumbre das nossa vida dentro do escritório, mas não prometemos selfies em locais secretos. Queremos apenas atrair a curiosidade dos utilizadores (…)» concluiu.
O que será a próxima publicação da CIA? Não se sabe ao certo, mas tudo indica que possam ser mais fotos na mesma linha da que já conhecemos. Mas, caso se questione sobre a razão para a uma agência de espionagem tornar a vida dos seus escritórios pública, recorde-se que já é tradição que grandes companhias associadas ao governo americano, como a Nasa, tenham uma grande presença nas redes sociais. Neste caso as publicações da agência espacial têm um tema bem definido: imagens deslumbrantes de constelações ou planetas distantes que dificilmente conheceriamos doutra forma.