Vários youtubers, entre os quais Paulo Borges (Wuant), Ana Catarina Ribeiro (Owhana) e Olivia Ortiz publicam um vídeo conjunto e uma carta aberta dirigida aos principais responsáveis políticos portugueses, para demonstrar o seu agrado perante as alterações que entrarão em vigor com o Artigo 13. Segundo consta na legislação europeia, o Artigo 13 obrigará as plataformas de Internet a adotar sistemas de filtragem de conteúdos, de forma a ser feita uma verificação daquilo que os cidadãos publicam online.
Na carta os youtubers afirmam ser defensores dos direitos de autor e apontam que «todos precisam de ser protegidos», por também serem autores e criadores de conteúdos. «As obras que produzimos não merecem menos proteção que quaisquer outras”, afirmam.
A diretiva mais recente relativa aos direitos de autor no mercado único digital encontra-se em fase final da aprovação no Parlamento Europeu e tem sido um dos temas que tem gerado mais polémica junto de alguns cidadãos.
Encontra-se actualmente em discussão nos trílogos (negociações que juntam Comissão Europeia, Parlamento Europeu e Conselho), para posteriormente ser votada pelo plenário do Parlamento Europeu.