A Google anunciou que vai dividir o serviço premium YouTube Red em duas novas ofertas: o YouTube Music, uma plataforma de streaming de música disponível de forma gratuita com publicidade ou por 9,99 dólares mensais sem anúncios; e o YouTube Premium, que dará acesso ao referido Music e a conteúdos de vídeo originais com um custo mensal de 11,99 dólares.
O YouTube Music é visto como um concorrente direto do Spotify e apresentará uma app para dispositivos móveis e desktops desenhada de raiz para lidar com música, adianta o The Verge. Para a Google, o novo serviço será a vantagem de conciliar as versões oficiais das músicas com o acesso a milhares de playlists, covers, versões ao vivo, remixes e videoclips relacionados.
A descoberta de novas músicas será uma das principais apostas da Google com os utilizadores a receberem recomendações baseadas no histórico, localização e atividade. Além disso, a Inteligência Artificial da empresa propõe-se encontrar as músicas que a pessoa procura a partir de, por exemplo, pequenos excertos da letra. O YouTube Music será lançado oficialmente a 22 de maio e progressivamente disponibilizado a nível mundial.
Em relação ao YouTube Premium, a Google promete que irá disponibilizar mais conteúdos à biblioteca em breve e fala em comédias, dramas, reality shows e séries de aventuras. Saliente-se que Portugal não está incluído nos primeiros países a terem acesso a este serviço, mas a expansão a outras geografias está prometida para ainda este ano.