A Samsung está a estudar uma forma de fazer com que 5 mil milhões de pessoas em todo o mundo consigam ter um acesso rápido à Internet. Para tal, uma pesquisa do fabricante coreano aponta para a possibilidade de se recorrerem a 4600 micro satélites que seriam capazes de transmitir 1 zettabyte de dados por mês, ou seja, o suficiente para que cada um desses 5 mil milhões de pessoas conseguisse ter direito a 200 GB mensais.
O estudo foi conduzido por Farooq Khan, presidente de R&D da Samsung para a América, que prevê que a procura de dados móveis atinja 1 zettabyte por mês em 2028. Assim, a ideia da empresa é que venham a ser utilizados satélites e veículos aéreos para ligar os cerca de dois terços da população mundial que ainda não tem acesso à Internet.
Segundo a ZDNet, esta visão está a ser batizada de “Internet espacial” e os satélites a usar teriam menos de 500 kg e seriam colocados a menos de 2 mil quilómetros de altitude. Esta distância faria com que não se registassem os problemas de latência que normalmente são associados a ligações de Internet por satélite.
Apesar do preço desta rede de satélites ser um óbice, a Samsung prevê que os custos de gerir um sistema destes venha a baixar no futuro devido à adoção do 5G que deverá a ocorrer a médio prazo. Para já, tudo não passa de teoria, mas o projeto tem a esperança de vir a dar resposta às necessidades de tráfego wireless já na próxima década.
Pode saber mais sobre o estudo neste link.