
Os termos poderão não cair bem nos mais reputados salões de chá, mas todos os falantes de inglês os conhecem: «Amazon sucks» pode ser traduzido numa versão ligeira para «A Amazon não vale nada»; significado similar terá a expressão «Amazon Stinks». Mais agressiva é a expressão «screw Amazon», que numa tradução amenizada pode ser entendida como «que se lixe a Amazon», mas que também tem uma versão mais crua e literal que não vale a pena aqui reproduzir.
Não restam dúvidas de que estas três frases são ofensivas para a Amazon. Pelo que a questão que se coloca é: por que é que a Amazon acabou de registar endereços terminados no sufixo .com que incluem estas três frases?
O The Verge explica que estes três endereços foram registados pela gigante do comércio online como forma de antecipar eventuais campanhas ofensivas contra a Amazon.
Tendo os três endereços na sua posse, a Amazon evita assim que alguém, com laivos de vingança, os venha a usar.
O registo de endereços ofensivos não é inédito entre as grandes marcas, mas no caso da Amazon, não impede que os internautas usem as expressões de outras ferramentas. Uma pesquisa na Net permite descobrir no Twitter, no Facebook e em variados blogues que associam a Amazon aos verbos «stink», «screw» e «suck».