A PT e a Manheim criaram uma joint-venture para a exploração de uma nova funcionalidade do Auto Sapo, que permite saber, em poucos minutos, o preço de um carro usado e agendar uma inspeção em Lisboa e no Porto, para a confirmação das características do carro e negociação do valor proposto pela Internet.
A nova funcionalidade de avaliação reflete, proporcionalmente, a identidade dos respetivos mentores: o Auto Sapo fornece as ferramentas online e as bases de dados que servem de base à estimativa apresentada a quem quer vender o automóvel; e a Manheim, empresa especializada na compra de carros usados e em leilões para stands, disponibiliza os centros de inspeção em Lisboa e no Porto que permitem confirmar o valor do carro, proceder ao pagamento, e proceder ao tratamento de toda a papelada.
O novo serviço já está disponível para computadores, telemóveis e tablets – e na próxima semana deverá estrear na plataforma do Meo, anunciaram os responsáveis da PT e da Manheim numa conferência de imprensa realizada esta manhã. O serviço é gratuito.
Para garantir uma venda rápida no Auto Sapo Venda Já, o utilizador deve iniciar o processo de venda do automóvel no Auto Sapo para descrever o automóvel e obter uma primeira estimativa do valor (em cerca de um segundo é apresentado o preço estimado). Na Internet, é também possível agendar a ida a um centro de inspeção da Manheim para proceder à venda da viatura.
Os responsáveis das duas empresas recordam que a nova funcionalidade, que levou à criação de uma joint-venture, tem vindo a ser disponibilizada nos últimos três meses – mas a estreia foi feita sem campanhas publicitárias. Apesar da inexistência de anúncios e promoções, a funcionalidade já foi usada para mais de 65 mil avaliações – mas apenas 1050 destas avaliações feitas online evoluíram para posteriores avaliações nos centros de inspeções da Manheim em Lisboa e no Porto. Entre os 1050 carros que foram à inspeção, apenas metade terá sido comprada pela Manheim.
Os responsáveis da Manheim lembram ainda que as inspeções podem ter como consequência a alteração das avaliações que foram apresentadas no Auto Sapo, uma vez que os automóveis podem revelar componentes ou avarias que não foram reveladas no processo de avaliação feito na Internet. A transação é feita na hora.
Os responsáveis da Manheim acreditam que o novo serviço pode chegar às 500 mil avaliações online durante 2014.