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A novidade foi avançada ontem, numa revisão das políticas de tratamento de dados da maior rede social do mundo: o Facebook está a ponderar o uso de sistemas de reconhecimento facial que poderão tornar mais eficaz a denominada funcionalidade de “sugestão de etiquetas” (em inglês, “tag suggest”) que hoje é disponibilizada para a identificação de pessoas que surgem em fotos descarregadas pelos utilizadores do portal.
De acordo com a Reuters, a tecnologia estará capacitada para efetuar o reconhecimento de rostos mediante a comparação com outras fotos que foram etiquetadas pelos utilizadores da rede social ou tendo por base a foto de perfil do utilizador.
A mesma agência refere que a sugestão de etiquetas não está disponível na Europa, devido a questões legais levantadas pelas autoridades do “Velho Continente”.
Para amenizar uma potencial polémica, o Facebook está a ponderar o lançamento de uma ferramenta que permite aos internautas a remoção das etiquetas que os identificam nas fotos que vão sendo descarregadas para a rede social no dia-a-dia.
Os responsáveis do Facebook já começaram a preparar a troca de argumentos com eventuais defensores da privacidade dos internautas: «o nosso objetivo é facilitar a aplicação de etiquetas que permitem que as pessoas saibam que há fotos delas a serem distribuídas pelos nossos serviços», refere Erin Egan, diretora da Área de Privacidade do Facebook.
Os responsáveis do portal social não referem os diferentes usos que poderão ser dados à nova tecnologia – e não fazem qualquer menção sobre o potencial que os sistemas de reconhecimento facial poderão ter na interceção de dados pessoais que poderá ser levada a cabo pelas autoridades dos EUA ou de outros países (Facebook, Google e Microsoft foram acusadas de colaborar com agências de inteligência norte-americanas em programas de ciberespionagem, como o Prism).
Atualmente, a Google+ já disponibiliza reconhecimento facial – mas com algumas condições: a tecnologia apenas pode ser usada com o consentimento dos utilizadores e não está disponível para nenhum outra marca de serviços ou software que usa essa rede social.