São vídeos; são gratuitos – e até podem ajudar a tirar aquela nota que teima em não sair nas aulas de matemática. Fundação Portugal Telecom acaba de anunciar hoje uma parceria com a Khan Academy que vai permitir lançar até ao final do ano 400 vídeos dedicados ao ensino das ciências. O arranque foi feito hoje com a disponibilização de 70 vídeos especializados no ensino da matemática.
Os vídeos didáticos resultam da conversão para o contexto do ensino português dos já famosos vídeos que a Khan Academy disponibiliza no YouTube. Os vídeos contam com a certificação da Sociedade Portuguesa de Matemática, informa um comunicado da PT.
A versão portuguesa vai contar com a narração de executivos da PT (entre eles, o CEO Zeinal Bava) e de Rogério Martins, apresentador do programa “Isto é Matemática”, que tem sido transmitido na Sic Notícias.
A nova iniciativa didática conta chegar ao final de 2014 com um total de 1200 filmes disponíveis, numa lógica multi-ecrã, nos sites da Fundação PT, Khan Academy, Sapo Vídeos, Sapo Mobile, Sapo Internacional, Sapo Kids e Meo Kids.
De acordo com a operadora, cerca de 80% dos vídeos publicados até ao final do próximo ano versam sobre matérias curriculares da matemática. Mas estão também contempladas “matérias” relacionadas com a física, a química e a biologia. Os vídeos vão abordar temáticas que deverão constar nas provas nacionais do 2º, 4º, 6º, 9º e 12º anos letivos.
A Khan Academy surgiu depois de Salman Khan, um engenheiro eletrotécnico do MIT, deparar-se com um sucesso inesperado no YouTube com pequenos vídeos educativos, que originalmente tinham sido realizados para ajudar um familiar na aprendizagem da matemática.
Hoje, a Khan Academy, entidade sem fins lucrativos, disponibiliza mais de 4000 vídeos, que contam apenas com locução e exemplificação gráfica de 370 exercícios práticos. Foram lecionadas mais de 225 milhões de lições nas áreas de matemática, ciência, física, química, ciência computacional, história, humanidades ou economia, recorda a PT.