Um grupo de engenheiros da NC State University anunciou a criação do WiFox, um novo protocolo de software que teoricamente pode melhorar o desempenho do Wi-Fi em até 700 por cento. O ponto mais positivo da descoberta é o facto de ser uma solução puramente baseada em software, pelo que, também teoricamente, pode ser instalada facilmente nos routers existentes, melhorando instantaneamente o seu desempenho.
O WiFox é um software que age como um polícia de trânsito: quando deteta que o router está demasiado congestionado e que há uma fila considerável de pedidos de vários clientes entra em ação e ativa um modo de alta prioridade. Nele, o router ganha total controlo sobre a rede, e despacha tão depressa quanto possível os pedidos em lista de espera. Quando terminada esta tarefa, a rede volta ao funcionamento normal.
O The Nex Web indica que os testes efetuados em laboratório mostram que um router capaz de lidar com 45 utilizadores aumentou a capacidade em 400 a 700 por cento. Em média, a máquina foi capaz de responder a pedidos de dados quatro vezes mais depressa do que um router equivalente sem a solução de software.
Ainda não há indicações sobre quando é que esta tecnologia pode ser disponibilizada comercialmente. Os investigadores irão apresentar o seu estudo na ACM CoNext em dezembro, uma conferência internacional sobre tecnologias e experiências de rede.