A Google está apostada em tirar partido do domínio que tem nos motores de busca para dar a conhecer uma funcionalidade que facilita a pesquisa de dados relacionados com o próprio utilizador ou das pessoas dos círculos de relações que distinguem a Google+.
Num comunicado feito no blogue oficial da companhia, Amit Singhal, um dos responsáveis da Google, sublinha que o motor de pesquisa que, até aos dias de hoje, sempre deu primazia aos resultados institucionais ou comerciais vai passar a integrar em plano de destaque resultados relacionados com o plano pessoal dos internautas.
“O utilizador deve ter a possibilidade de poder encontrar todas as suas próprias coisas na Internet, as pessoas que conhece e as coisas que partilharam consigo, bem como as pessoas que não conhece mas que poderá querer conhecer… e tudo a partir de uma caixa de pesquisa”, referiu o responsável da Google.
Entre as principais novidades da pesquisa personalizada, destaque para uma funcionalidade que o Google apelida de “meu mundo” que deverá aparecer no topo das pesquisas e que remete diretamente para posts, links ou fotos que os “amigos” de um internauta colocaram no Google+.
Abaixo da funcionalidade “meu mundo” deverá surgir a tradicional listas de resultados de pesquisa, mas dando destaque a resultados que, de algum modo, poderão estar relacionados com o quotidiano do internauta. Segundo a Google também a pesquisa de pessoas apresenta aperfeiçoamentos, podendo usar dados de perfil de utilizadores da Google+ para apertar a malha das pesquisas e chegar mais rapidamente aos resultados mais valorizados por cada internauta.
A Google frisa ainda que, a qualquer momento, os internautas podem optar por voltar às “velhas pesquisas”, bastando para isso clicar num ícone no canto superior direito da página de pesquisas.
À semelhança do Gmail, as pesquisas perosonalizadas são encriptadas (tecnologia SSL), garante a Google.