Em 2003, Tom Anderson e o seu colega Chris DeWolfe fundaram o MySpace, uma das primeiras redes sociais. O MySpace foi durante anos, a rede social mais visitada do mundo, e segundo a Wikipédia, o site mais visitado nos Estados Unidos entre 2006 e 2008, altura em que o gigante Facebook tomou conta do lugar cimeiro da tabela. Antes disso, já o serviço fora vendido à News Corp. por 580 milhões de dólares.
Tom Anderson raramente fala sobre a implosão da empresa que ajudou a fundar, no entanto, desta vez aproveitou não só para falar sobre isso, como também sobre o nova rede social Google+.
"A minha visão para o MySpace era de que tudo ficava melhor se feito de forma social – então tentei implementar todas as coisas populares que se utilizavam na web (blogs, música, anúncios classificados, eventos, fotografias) em cima da layer social do MySpace", explicou o pioneiro das redes sociais no sábado passado num post do Google+. Depois disto, Anderson afirma que, depois de tantos anos de sucesso, se "engasgou" e o Facebook apoderou-se da sua visão.
No entanto, para Anderson, a Google tem aqui uma oportunidade de ouro para transformar a sua visão original em realidade. "Ao contrário do Facebook, do Twitter, ou todos os outros, a Google já tem o conjunto mais avançado de produtos. E se consigo prever o que irá acontecer com o Google+, acho que o que vamos obter é uma Google muito melhor."
Pode consultar aqui o post integral de Tom Anderson.
Concorda com a análise de Anderson?