A Universidade de Maryland, Estados Unidos, efetuou um estudo sobre a relação dos jovens, em idade universitária, com os seus gadgets pessoais que têm acesso à Internet e detetou que, quando privados dos equipamentos por 24 horas, os sujeitos do estudo sofreram de sintomas de abstinência próprios de quem tem um vício. O estudo foi feito em vários países espalhados pelos cinco continentes e mais de 1000 pessoas que se ofereceram para serem privadas dos seus gadgets revelaram sinais de ansiedade e depressão. Os sintomas são iguais: seja na Índia, China ou, por exemplo, Estados Unidos.
A PC Pro que recebeu o estudo refere o caso de uma jovem que pediu que tirassem a bateria ao telemóvel só para que ela, mesmo não o podendo usar, o pudesse segurar.
Os investigadores responsáveis pelo estudo ficaram surpreendidos pelo elevado nível de dependência registado e também por o fenómeno ser global.
Não sabemos se Portugal foi um dos países abordados no estudo.
O que acha? É normal este tipo de dependência? Consegue passar um dia sem ir à Internet? E sem smartphone com as suas apps de Facebook e Twitter?