
De acordo com Salvador Tapia Rodriguez, Diretor da Unidade de Consumo da Symantec Ibérica, a ferramenta foi elaborada com o objetivo de promover a segurança e incrementar a informação daqueles que utilizam a Internet face a ameaças online.
Além de uma lista dos sites mais perigosos determinados diariamente, o Índice de Cibercrime inclui uma listagem dos termos de pesquisa mais infetados por cibercriminosos e das principais tendências de cibercrime.
O Índice de Cibercrime mostra um número indicador do nível diário dos riscos on-line, revelando a sua ascensão ou queda. O número é baseado num algoritmo que calcula e trabalha a informação proveniente de três fontes, nomeadamente da Symantec Global Intelligence Network, da ID Analytics e da DataLossDB. A informação é posteriormente convertida num algoritmo, aprovado pelo Instituto para a Segurança Cibernética da Universidade do Texas.
A ferramenta gratuita da Norton é atualizada uma vez por dia e pode ser consultada on-line tanto em computadores como em plataformas móveis. O Índice de Cibercrime da Norton está disponível apenas em língua inglesa.
O Índice pode ser consultado aqui .