
Vint Cerf lembra que não há muitas alternativas possíveis: as estimativas mais recentes revelam que os 4,3 mil milhões de endereços disponibilizados pelo protocolo IPv4 deverão ficar esgotados até Janeiro de 2012. Pelo que haverá cada vez mais empresas e entidades que gerem sites que sentem a necessidade de acelerar a migração para a Sexta versão do Protocolo da Internet (IPv6).
O ex-líder da ICANN (a entidade que gere a atribuição de domínios a nível global) lembra que a migração entre protocolos vai multiplicar o número de links e endereços que não funcionam.
Em declarações reproduzidas pela BBC, Vint Cerf sublinha que este é um "sacrifício" necessário: "Temos de passar por isto ou a Internet para de crescer e perde capacidade para continuar a evoluir".
Vint Cerf responsabiliza os responsáveis das grandes empresas pelo atraso na migração e lembra que, face à escassez de endereços disponíveis em IPv4, o mercado global vai assistir a uma corrida em massa aos endereços IPv6 – um movimento que será exponenciado pela incompatibilidade entre os dois protocolos de endereços.
***Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico***
Subscreva a newsletter da Exame Informática e receba todas as notícias sobre tecnologia por e-mail