A ideia é do Internet For Peace , um grupo que ambiciona reunir pessoas que apoiem o projecto através da subscrição no site oficial da iniciativa.
Segundo a descrição que pode ler-se nesse sítio, a Internet "é mais do que uma rede de computadores: é uma rede sem fim feita de pessoas. Através dela, ligam-se habitantes de todo o mundo, permitindo o crescimento da democracia. Torna-se, assim, uma ferramenta para a paz". E ainda: "É por isso que o próximo prémio Nobel da Paz deve ser dado à Internet. Um Nobel para cada um de nós", refere o manifesto que pode ser descarregado no site oficial da iniciativa .
A Internet deve ser proposta ao comité Nobel por uma das embaixadoras da campanha, Shirin Ebadi, vencedora do Prémio Nobel da Paz em 2003. A sua participação é fundamental pois, segundo as regras do Nobel, só pessoas "qualificadas" podem enviar sugestões de nomes – e Ebadi, como vencedora de um Nobel, pode fazê-lo.
Outros embaixadores desta iniciativa são: o estilista Giorgio Armani, o editor da Wired Americana Chris Anderson, o editor da Wired Itália Riccardo Luna, o editor da Wired Reino Unido David Rowan, o fundador do Media Lab do MIT Nicholas Negroponte e Joi Ito, CEO da Creative Commons.
O que acha? A Internet deve ser candidata a este prémio?