No vídeo de A Thousand Miles, vemos Vanessa Carlton a tocar piano enquanto percorre ruas da Califórnia. Agora, um trio de entusiastas da robótica recriou o mesmo conceito, pelas ruas de São Francisco, mas com um robô fantoche a tocar piano e a cantar.
Mais de 20 anos depois da estreia do videoclipe, é difícil deixar de esboçar um sorriso quando vemos esta criação agora, com um fantoche a fingir que toca piano enquanto ouvimos os acordes da música original. O robô ainda não tem nome, é tratado apenas por The Robot, saiu da mente do engenheiro espacial Ben Howard, do engenheiro elétrico Noah Klugman e do advogado Lane Powell, três entusiastas da robótica.
A primeira colaboração deste trio surgiu durante a pandemia, quando prepararam um robô dispensador de doces para percorrer as ruas do bairro, a dar doçuras e interagir com crianças. Para esta criação musical agora, a equipa pegou num drone de entrega de comida desatualizado e usou-o como base de construção. Howard explica que “quando as empresas decidem livrar-se destas coisas, se forem peças mesmo fixes, há muitos engenheiros na cidade que querem modificá-las e transformá-las em projetos divertidos. Há uma grande comunidade de pessoas que partilha hardware porreiro”, cita o Engadget.
O robô pesa 180 quilos, mede um metro e meio de largo e um metro de altura. O controlo da base pode ser feito de forma manual e remota e a ‘atuação’ do fantoche a tocar nas teclas do piano está predefinida e ativa-se com um simples botão.
Veja o ‘novo’ videoclipe desta Vanessa Carlton robotizada aqui: