Steve Pearce foi o especialista contratado pela NASA para desenvolver um perfume que mostrasse a que cheira o Espaço, em 2008. Quatro anos volvidos, o químico e fundador da Omega Ingredients, entregou o seu produto final à agência espacial norte-americana. Agora, a Eau de Space pretende comercializar ao público esse mesmo cheiro e lançou uma campanha de angariação no Kickstarter, na qual já conseguiu recolher mais de 40 mil dólares, cerca de 35 mil euros, e conta com quase mil apoiantes.
O cheiro desenvolvido por Pearce foi usado pela NASA para treinar astronautas e diminuir quaisquer potenciais surpresas antes de estes irem para o Espaço. O aroma vai estar, em breve, ao alcance do público em geral.
Peggy Whitson, astronauta que esteve a bordo da Estação Espacial Internacional, explicou à CNN que o cheiro no Espaço é semelhante ao de “uma arma, mesmo depois de disparar”, detalhando que é um cheiro “fumarento e queimado”.
Matt Richmond, um dos mentores da ideia de comercializar este cheiro, pretende que a Eau de Space sirva para aumentar o interesse nas áreas das Ciências e Tecnologia. Os apoiantes desta iniciativa podem receber um frasco de ‘cheiro do espaço’ por menos de 20 dólares, cerca de 18 euros, a partir de setembro deste ano, se a iniciativa for para a frente. Caso este projeto seja bem sucedido, a empresa pretende lançar também o Smell of the Moon, que irá replicar o cheiro da Lua.