A época de caça ao veado abriu nos EUA e as autoridades de saúde pública reforçam o alerta dado já em fevereiro: em circunstância alguma deve ser consumida a carne dos animais caçados. O motivo é que a CWD, de chronic wasting disease, está a infetar muitos veados e pode já inclusivamente ter passado para a população humana.
O quadro é conhecido coloquialmente por “doença de veados zombie” e leva a que os animais exibam sintomas semelhantes aos mortos-vivos da ficção: agressão, dificuldade em andar e sinais de demência. Em circunstâncias extremas, a infeção do cérebro leva mesmo à morte do hospedeiro.
Michael Osterholm, do Center for Infectious Disease Research and Policy, disse ao The Independent que «podemos ter a transmissão para humanos a acontecer já hoje e não o saberíamos». Este especialista lembra que demoramos cerca de uma década até perceber qeu a doença das vacas loucas tinha passado para os humanos. O perito diz ainda que cozinhar a carne dos veados mortos em caça não fará nada para mitigar os riscos de transmissão.
As autoridades nos EUA apelam a que os caçadores entreguem os animais caçados para despiste da CWS.