O “Ali Day” é um evento anual organizado pelo Alibaba para celebrar todos os casamentos dos funcionários que ocorreram no ano anterior. Acontece sempre a 10 de maio e é considerado um casamento “conjunto”, contando com a presença do CEO da empresa. Este ano, Jack Ma explicou um pouco melhor a defesa que fez do modelo semanal de trabalho 996, que prevê que os funcionários trabalhem das 9 da manhã às 9 da noite, seis dias por semana. Segundo o controverso dono da gigante chinesa, esta será mesmo uma «grande benção para os trabalhadores mais jovens».
Agora, no “casamento coletivo”, Jack Ma explicou que «no trabalho, enfatizamos o espírito do 996. Na vida, devemos fazer o 669. E o que é o 669? Seis vezes, seis dias, com a duração a ser fundamental». Em mandarim, a palavra para “longa” é semelhante ao que é usado para “nove”, daí o trocadilho, explica o Business Insider.
Os 102 casais que foram apadrinhados nesta cerimónia ouviram ainda o conselho de que deviam ter crianças, com uma metáfora empresarial: «o primeiro KPI [Key Performance Indicator ou indicador chave de desempenho] do casamento é obter resultados. Têm de existir produtos. O que é o produto? Ter crianças», rematou Jack Ma.