Ponha o cronómetro a correr até aos 4,904 segundos: vai ver que não lhe deverá sobrar muito mais tempo depois de ler esta frase. Para Lucas Etter é a eternidade: com 4,904 segundos, o jovem de 14 anos conseguiu fixar um novo recorde ao completar, depois de 15 segundos de observação, todas as faces do famoso Cubo de Rubik, que em Portugal é conhecido como Cubo Mágico.
A World Cube Association foi ponderada na reação ao feito alcançado pelo jovem do Maryland, EUA, durante a River Hill Fall Competition: houve a confirmação oficial de que Lucas Etter realmente bateu o recorde mundial anterior, mas segundo a Time, a organização que supervisiona a modalidade lembrou também que este “mínimo” histórico ainda terá de ser sujeito a verificação.
O anterior recorde pertencia a outro teenager, de nome Colllin Burns, que havia conseguido completar o Cubo de Rubik em 5,25 segundos. Este recorde apenas durou sete meses – mas acabou por ser quebrado duas vezes na competição que deu a conhecer o novo recordista. Antes de Lucas Etter, outro jovem, de nome Keaton Ellis, já havia chegado aos 5,09 segundos – mas de pouco lhe valeu. Este recorde seria ultrapassado no mesmo dia por outro speedcuber.