A Xiaomi afirma que o 15 Ultra é anunciados como o primeiro smartphone a oferecer um zoom ótico de nível superior, com distâncias focais que vão dos 14 mm aos 200 mm. No coração do sistema fotográfico está a câmara principal Leica de 1 polegada, com um sensor Sony LYT-900 de 50 MP. A esta junta-se uma câmara teleobjetiva flutuante Leica de 70 mm, concebida para retratos e fotografia macro, uma câmara ultra teleobjetiva Leica de 200MP e uma câmara ultra grande angular Leica de 14 mm.
Além da fotografia, o Xiaomi 15 Ultra suporta gravação de vídeo Dolby Vision a 4K 60 fps e gravação de vídeo Log de 10 bits em todas as distâncias focais. A estabilização ótica e eletrónica da imagem , segundo a marca chinesa, vídeos de qualidade profissional.
O design do Xiaomi 15 Ultra também foi alvo de atenção, com inspiração nas câmaras clássicas, combinando uma construção robusta com um toque de sofisticação. O revestimento em couro PU e a costura de inspiração retro evocam a estética das câmaras icónicas do passado. O ecrã AMOLED WQHD+ de 6,73 polegadas garante imagens nítidas em qualquer condição de iluminação, com um pico de brilho de 3200 nits.
Ecrãs de bloqueio cinemáticos e HyperOS 2
O Xiaomi 15 Ultra introduz ecrãs de bloqueio cinemáticos com o Xiaomi HyperOS 2. Estes ecrãs oferecem modelos, elementos e temas cinematográficos, proporcionando uma experiência visual mais envolvente. O utilizador pode recorrer a esta funcionalidade para criar ecrãs de bloqueio animados e com efeitos especiais com base nos vídeos gravados com o próprio smartphone.
O HyperOS 2 é a mais recente versão do sistema operativo da Xiaomi, que oferece uma experiência de utilização otimizada com funcionalidades de IA. As funcionalidades incluem IA Writing (escrita de textos com auxílio de IA), AI Speech Recognition (reconhecimento de voz) e AI Creativity Assistant com ferramentas como AI Image Enhancement (melhoria de imagem), AI Image Expansion (expansão de imagem), AI Eraser Pro (apagar elementos de uma imagem), AI Reflection Removal (remoção de reflexos), AI Magic Sky (substituição do céu em imagens) e AI Film (aplicação de filtros cinematográficos em vídeos).
O HyperOS 2 também inclui o Xiaomi HyperConnect, que permite a interação com outros dispositivos, como PCs e plataformas iOS/macOS. As novas funcionalidades incluem Cross-device Camera e Combined Cameras, que permitem usar a câmara de outro dispositivo e combinar feeds de vídeo de vários dispositivos, respetivamente.
O Xiaomi 15 Ultra estará disponível nas cores Black, White e Silver Chrome numa versão com 16 GB de memória RAM e 512 GB de armazenamento. Em Portugal, o preço anunciado é de €1499.
A Exame Informática já está a testar o Xiaomi 15 Ultra e vamos publicar a análise dentro de alguns dias.
Xiaomi 15
O Xiaomi 15 partilha o mesmo processador Snapdragon 8 Elite do Xiaomi 15 Ultra, bem como as funcionalidades de IA do HyperOS 2. A principal diferença entre os dois modelos reside no sistema de câmaras. O Xiaomi 15 possui um sistema de câmara tripla com uma câmara principal Leica, uma câmara teleobjetiva Leica de 60 mm e uma câmara ultra grande angular Leica de 14 mm.

O Xiaomi 15 estará disponível nas cores Black, White, Green e Liquid Silver. Em Portugal, o preço anunciado é de €1099 para a versão com 12 GB de memória RAM e 512 GB de armazenamento.
De 2 a 16 de março de 2025, na compra de um Xiaomi 15 ou Xiaomi 15 Ultra, os clientes recebem um Xiaomi Pad 7 Gray 8GB RAM + 128GB ROM sem custos adicionais.