A Apple já estará a produzir em massa os semicondutores de próxima geração com que irá equipar as novas versões de MacBook Pro, iPad Pro e Vision Pro. Apesar de a informação não ter sido confirmada oficialmente, sabe-se que os chips M5 têm uma nova tecnologia para melhorar o desempenho em tarefas ligadas à Inteligência Artificial. O ETNews avança que a produção começou na versão base do M5 e deve expandir-se depois para os M5 Pro, M5 Max e M5 Ultra.
Além de um melhor desempenho, é expectável que estes processadores consigam executar em temperaturas mais baixas, o que permite estar a operar ao máximo antes de o sistema termal começar a funcionar.
Nos Vision Pro, este novo chip vai permitir trazer funcionalidades de Apple Intelligence. O M2 já o permitia, mas não conseguia simultaneamente gerir tarefas de IA e os processos complexos do visionOS, algo que irá agora ser possível com o M5. Nos MacBook Pro, no entanto, já se espera uma melhoria de desempenho mais significativa com este novo chip, como explica Ming-Chi Kuo, “um novo relatório sugere que os chips M5 Pro tenham uma nova abordagem, com CPU e GPU mais separados, para melhorar o desempenho e aumentar taxas de produtividade”.
No entanto, há rumores de que a versão de 2026 do MacBook Pro venha a sofrer uma completa remodelação, tornando-se mais leve e mais fino, pelo que quem estiver à procura de uma nova máquina pode preferir esperar mais um pouco.