Passaram 14 anos desde que se ouviram os primeiros rumores sobre os planos da Apple para desenvolver um televisor de marca própria – ainda no tempo do cofundador Steve Jobs. Planos esses que nunca avançaram, mas que, na prática, também nunca desapareceram por completo. Uma das biografias do fundador da Apple conta que havia planos para uma televisão “integrada” com a box Apple TV. Agora, Mark Gurman, jornalista da Bloomberg, avança que a marca “pode revisitar a ideia de fazer um televisor com a marca Apple”.
Gurman explica que os planos de criar um televisor não vão avançar se alguns dos outros aparelhos que a Apple também está (alegadamente) a preparar falharem. Um destes é essencialmente um iPad fixo na parede para controlar dispositivos inteligentes que o utilizador tenha em casa, à semelhança do que acontece com os Google Nest Hub. Esta solução da Apple vai usar um sistema operativo novo chamado homeOS, com a versão final do assistente pessoal Siri alimentado pela tecnologia Apple Intelligence. Também o analista Ming-Chi Kuo avançou há uns dias que a Apple estaria a desenvolver uma câmara doméstica IP (de Internet Protocol), igualmente com a nova Siri e com Apple Intelligence.
A estratégia da Apple parece passar por desenvolver mais aparelhos para casas inteligentes e inclui o HomePod, que Gurman explica ser um aparelho doméstico com o tamanho de dois iPhones colocados lado a lado, capaz de realizar videochamadas, navegar na web, com calendário e que permite outras tarefas. Por fim, há rumores de outro aparelho mais premium, controlado por um braço robótico que move o ecrã para ‘seguir’ o utilizador pela casa.
A viabilidade de um televisor Apple parece estar diretamente ligada com o sucesso de um ou mais destes produtos, embora nesta fase todos não passem ainda de rumores não confirmados.