A Garmin tem um novo relógio inteligente para os utilizadores que procuram um equipamento que junta várias funcionalidades avançadas para monitorização de saúde, bem-estar e exercício físico. O Venu 3 está disponível em duas versões (o Venu 3S com caixa de 41 milímetros de tamanho e o Venu 3 com caixa de 44 milímetros), mas são iguais entre si em quase todas as funcionalidades (com exceção da autonomia, por impacto direto do tamanho).
Um dos grandes destaques deste relógio é a monitorização avançada de sono. Não só é capaz de detetar ciclos de sono e contabilizar o tempo total passado a dormir, como agora também atribui uma classificação e integra um “treinador” de sono, uma funcionalidade que, segundo a marca, dá “orientações personalizadas para saber quantas horas precisa de dormir e como pode melhorar estas métricas”. Ou seja, o smartwatch diz-lhe se precisa de dormir mais ou menos em função daquilo que tem sido a sua atividade física e as noites anteriores de descanso.
Além disso, o relógio é agora capaz de detetar automaticamente as sestas que os utilizadores fazem durante o dia, adicionando essa informação ao perfil de descanso. E segundo a publicação Tom’s Guide, o treinador de sono também funciona nas sestas, dizendo a melhor altura para fazer um cochilo e quão longo deve ser esse período de descanso.
Outra novidade é o relatório matinal, que mostra informação, assim que o utilizador acorda, sobre a descrição geral do seu sono, recuperação, os compromissos para o dia e outras informações que podem ser manualmente configuradas.
Mais uma adição é a integração do mais avançado sensor de monitorização cardíaca da Garmin (Gen5) neste modelo, o que significa que os utilizadores poderão ter acesso a dados sobre a sua variabilidade de frequência cardíaca (chamada de HRV, medida durante o sono).
O Garmin Venu 3 é ainda capaz de monitorizar a concentração de oxigénio no sangue, o nível de stress e equipa a função Body Battery, que mostra ao utilizador como estão os seus níveis de energia ao longo do dia e qual o impacto do exercício físico na disponibilidade física.
Garmin Venu 3: Fórmula refinada
Apesar de não ser uma funcionalidade nova, o Garmin Venu 3 permite realizar chamadas diretamente do pulso (tem um altifalante e um microfone), uma função que na versão anterior só existia nos modelos topo de gama (os Garmin Venu 2 Plus).
É ainda capaz de monitorizar 30 exercícios físicos, sendo uma das adições a monitorização de atividade física para pessoas que usam cadeiras de rodas, contabilizando todos os movimentos feitos com os braços para garantir a mobilidade no dia-a-dia ou na prática de um desporto.
Conte ainda com GPS integrado, ecrã AMOLED (de 1,2 e 1,4 polegadas nos modelos Venu 3S e Venu 3, respetivamente) e uma caixa em aço inoxidável.
Por fim, mas não menos importante, a autonomia. A Garmin promete até dez dias de utilização para o Venu 3S em modo normal, enquanto o Venu 3 pode chegar aos 14 dias. A utilização de funcionalidades como o GPS ou o reprodutor de música terão um impacto na autonomia, mas em condições de utilização normais, com monitorização constante, estes são os valores a esperar.
Os Garmin Venu 3 e Venu 3s já estão disponíveis e custam 499,99 euros.