A Sony descreve-a como “a câmara vlog full-frame com objetiva amovível mais pequena e leve do mundo”. A ZV-E1 anunciada oficialmente nesta quarta-feira possui um sensor de imagem full-frame CMOS Exmor R de 35 mm com 12,1 MP e sistema de montagem E-mount.
O processamento de imagem fica a cargo do BIONZ XR, o mesmo motor que está presente, por exemplo, na a7 IV, e recorre a Inteligência Artificial para fazer focagem automática (AF) de Reconhecimento em Tempo Real. Para já, é capaz de gravar vídeo em 4K a 60p, com a Sony a referir num evento para a imprensa a que a Exame Informática assistiu que será capaz de chegar aos 4K a 120p – e FHD a 240p – num update gratuito que deverá ser disponibilizado em junho. Os responsáveis da fabricante salientaram o facto de ser possível gravar vídeos de alta qualidade 4K com leitura full-frame a 4:2:2 de 10 bits, sem a necessidade de binning de píxeis.
Inteligência Artificial ao serviço do utilizador
A aposta na IA faz-se repercutir igualmente na Real-time Recognition AF, que utiliza dados sobre a forma do sujeito para reconhecer o movimento. Por exemplo, nos vídeos mostrados pela Sony, a tecnologia de previsão da pose humana utiliza formas e posturas humanas aprendidas para reconhecer não apenas os olhos, mas também a posição da cabeça e do corpo com elevada precisão, permitindo fixar e seguir um sujeito que não esteja a olhar para a câmara.
O reconhecimento de rostos individuais também foi melhorado, para obter um seguimento fiável em situações desafiantes como um sujeito com o rosto inclinado, na sombra, ou retroiluminado. Além do reconhecimento Humano e Animal, a unidade de processamento de IA permite agora reconhecer um Pássaro, Inseto, Automóvel/Comboio e Avião.

A ZV-E1 inclui igualmente AI-based Real-time Tracking, que pode ser ativado especificando o sujeito e premindo o botão do obturador até meio. Em seguida, a câmara seguirá automaticamente o sujeito, deixando o utilizador livre para se concentrar no enquadramento e na composição.
Outro destaque é o AI-based Auto Framing para vídeos, uma solução pensada para gravar entrevistas, performances musicais, receitas, etc. Na prática, recorre à tecnologia de reconhecimento de sujeitos baseada em IA para recortar automaticamente o plano para manter o sujeito numa posição de destaque ao gravar vídeos. Mesmo sem mover a câmara, o enquadramento é continuamente ajustado para um seguimento fluido do sujeito, que também será útil para a captação com uma só pessoa. O sujeito a ser seguido pode ser selecionado através do monitor tátil da câmara ou da Creator’s App num smartphone.
Um ar cinematográfico
As funcionalidades mais cinematográficas que costumamos associar às linhas profissionais da Sony chegam à ZV-E1 através das Definições Cinematic Vlog, que disponibilizam uma série de Looks e Moods. Os Looks visam oferecer tons intermédios naturais, bem como cores suaves e destaques fluidos, enquanto os Moods pretendem evidenciar cores específicas e a velocidade de transição da AF que determina o quão rapidamente a focagem automática alternará entre sujeitos. A sensação cinematográfica geral é ainda otimizada por uma taxa de fotogramas de 24 fps e pelo rácio de aspeto Cinemascope (2.35:1) panorâmico com faixas pretas por cima e por baixo da imagem.
A isto junta-se o S-Cinetone. Baseado na tecnologia Cinema Line da Sony, tem o objetivo de oferecer tons intermédios naturais essenciais para um tom de pele de aspeto saudável.
A câmara também possui ISO Flexível, que está definida como AUTO e pode ser definida manualmente entre 640 e 102400 (160 e 409600 no modo ISO expandido e perfil de imagem com LUTs atribuíveis).
Preço e disponibilidade
O corpo é idêntico ao da Sony a7C, a disposição dos botões é similar à da ZV-E10 e conta com um ecrã LCD tátil de ângulo variável. O microfone de 3 cápsulas possui direccionalidade variável – Auto, Dianteira, Todas as Direções e Traseira – e é fornecida uma proteção contra o vento. A câmara também inclui um suporte Multi Interface (MI) com interface de áudio digital e entradas para microfone e auscultadores.
Esta câmara pode ainda ser ligada a um PC ou smartphone através de USB para funcionar como webcam, sendo capaz de fazer streaming até 4K (2160p).
A ZV-E1 começa a ser comercializada em abril e tem um preço recomendado de €2700 para o corpo. O kit com a lente 28-60 mm custará €3000.