A LG anunciou a criação de um ecrã flexível que pode ser esticado para ter até mais 20% de tamanho. O conceito pode ser usado em materiais com superfícies irregulares como roupas ou wearables e para apresentar mensagens, por exemplo, nos uniformes de equipas de salvamento ou apoio médico.
Este protótipo criado pela LG Display é um ecrã que se estica, indo um pouco mais à frente do que os ecrãs flexíveis mais comuns no mercado atualmente. A proposta da fabricante sul coreana pode mesmo ser puxada, dobrada e retorcida, noticia o Engadget, oferecendo mais maleabilidade do que, por exemplo, os ecrãs que surgem no Galaxy Fold ou outros semelhantes.
Quanto ao aumento de tamanho de 20%, este ecrã pode passar de 12 polegadas para as 14 polegadas, sem perder as suas propriedades. A LG usa o mesmo substrato de base que é usado para criar as lentes de contacto e aplicou micro-LEDs com tamanhos inferiores a 40 micrómetros para fonte de luz, elevada resolução e durabilidade. Os próprios circuitos internos têm um formato de molas para melhor se dobrarem e esticarem.
A LG tem vindo a desenvolver este tipo de soluções pelo menos desde 2020 e espera terminar as investigações em 2024.